Canaveses é uma freguesia portuguesa do município de Valpaços, com 12,66 km² de área e 237 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 18,7 hab/km².
É de crer que o povoamento desta freguesia seja muito recuado, na medida em que perto se encontram vestígios de uma fortificação que remete á idade dos metais, conhecida como a "cerca dos mouros", um local com excelentes condições naturais de defesa e onde têm sido recolhidos fragmentos de telha e moedas.
Canaveses é uma aldeia que têm vindo a perder muito da sua população, devido à continuada emigração, primeiro para o estrangeiro e atualmente para as grandes cidades, reduziu fortemente a população residente, mas de ressalvar, que outrora foi uma aldeia que teve entretanto duas escolas, uma primária e a tele escola, que servia para frequentar o 5º e 6º ano respetivamente.
Nos anos 50 e 60 teve cerca de 600 habitantes, incluindo as aldeias anexas, Cadouço e Émeres. Tinha assim as "Indústrias" artesanais necessárias ao trabalho agrícola e à vida quotidiana, sendo que, estavam em atividade ainda em meados e finais do século XX, com destaque para os teares, os lagares de Vinho e azeite, os fornos de cozer o pão, os alambiques, pombais, rancho folclórico, assim com um moinho de água ao longo do curso do rio, que nasce inclusive no seu território.
Cadouço: A aldeia do Cadouço apesar de ser um local pouco soalheiro, é ainda uma aldeia próspera, na cultura da vinho e de azeite, como também, a variedade de frutas e legumes, dado o local estar inserido num microclima ideal para tudo que diz respeito à lavoura, ainda que na parte sul os terrenos sejam acidentados, onde predominou por muitos anos o pinheiro, até que um incêndio de 2012 varreu a floresta.
Émeres, ou Emeres: A pequena aldeia de Émeres localizada entre Cadouço e a Quinta da Ermeiro dista cerca de quatro quilómetros da sede de freguesia, Canaveses. É circundada por enormes terrenos de cultivo, num local soalheiro e calmo, onde passa um rio.
Economia
O trabalho agrícola, feito em base familiar e com recurso a animais de tração, sempre contou com a colaboração dos vizinhos num sistema de troca de trabalho ("torno a geeira"). O perfil rural da vida quotidiana está bem expresso no importante núcleo de casas rurais que ainda subsistem na parte antiga da aldeia, geralmente de dois pisos e pequenas janelas, com a sua varanda frontal em madeira e escadas em pedra, ou então construídas em torno de um curral com divisões de habitação, incluindo palheiro para os animais.
Devido ás condições geomorfológicas é definitivamente uma ótima zona de caça, sendo também uma terra muito produtiva, predominando a cultura de cereais, vinho e saborosas frutas, com destaque para os frutos secos, mais precisamente, amêndoa e noz.
Dados gerais
Património
A Igreja Paroquial de Santa Bárbara situa-se no interior da povoação. O actual edifício terá sido construído em finais do século XVII. É um templo maneirista e barroco, de planta longitudinal, composto por nave única e capela-mor. A fachada principal termina em empena, truncada por uma dupla sineira.
Outros locais de interesse turístico:
Coletividades
Festas e Romarias
Dados Populacionais - Censos 2021
© 2024 Junta de Freguesia de Canaveses. Todos os direitos reservados | Termos e Condições